top of page

Video de Marcos Garcia, em Giramundos.

A  Cabine

Uma das maiores curiosidades de quem deseja embarcar é em relação à acomodação dos tripulantes de navio, as cabines.

As cabines não são padronizadas em modo geral, porque cada Companhia e cada navio possui instalações e oferecem equipamentos e serviços diferentes. Geralmente, os navios mais novos possuem as melhores e mais modernas instalações.

Quando você for embarcar, vale a pena procurar pessoas que já embarcaram ou estejam embarcadas no navio para o qual você irá, e se informar sobre as cabines, qual a infra-estrutura, qual são os equipamentos que elas ofereçem ao tripulante.

Os tripulantes são agrupados de dois à quatro tripulantes por cabine, e são agrupados por departamentos (setor em que trabalham). Geralmente são individuais as cabines dos cargos altos e seus assistentes, como Assist . Chief Houskeeping , Assist. Bar Manager.


 
Cada companhia tem o seu proprio critério sobre tudo o que se pode ou não ter dentro da sua cabine.
Os itens não permitidos chamados de Not Allowed, e geralmente são:


- Comida perecível. (Seja do restaurante, cozinha ou mesmo compradas fora do navio).

- Álcool. (bebidas alcólicas em geral).

- Utensílios do navio de qualquer área, seja de área comum de passageiros ou de tripulação. (tais como: copos, garrafas, pratos, talheres, materiais de limpeza de uso exclusivo de housekeeping, cadeiras, bancos, TV de passageiros, entre outros inumeros itens marcados como “not allowed” em seu livro de regras que lhe será entregue em seu primeiro dia à bordo).

- Não é permitido ter em sua cabine roupas de cama, toalhas ou afins que pertençam à área de passageiros.

- Não é permitido colar nenhum tipo de material nas paredes da cabine.
(leve sempre consigo alguns imãs para prender fotos, avisos, calendário e afins nas paredes de sua cabine, afinal todas as paredes são de metais).

- Não é permitido “fumar” em sua cabine. (Regra que todos driblam quando descobrem que o “exaustor” do banheiro suga toda a fumaça pra fora, embora o cheiro horrível do cigarro fique impregnado em sua cabine, corre o risco durante as inspeções).

- Não é permitido retirar ou bloquear o acesso ao detetor de fumaça de sua cabine. (Esta regra é válida para todas as companhias, e geralmente a punição para esta ação é o desembarque).

- Não é permitido retirar a “tampa” do ar condicionado. (Ok, todos nós sabemos que o ar circula bem melhor dentro da cabine sem aquela coisa horrível, mas em geral todas as “inspeções” são préviamente agendadas, com exceção às “denúncias”… então, fique atento, e quando sair da cabine deixe sempre a mesma impecável).
As cabines geralmente são pequenas (cerca de 8 metros quadrados) e vale ressaltar que este espaço não é só seu, será divido com mais 1, 2 ou no máximo 3 pessoas. Sendo assim, toda a responsabilidade pelo o que acontece na cabine também é dividida entre os integrantes da cabine (organização, disciplina, limpeza e etc..). É importante manter o bom relacionamento entre os roomates (colegas de quarto) que podem não ser de seu país, ter outras culturas, religiões e etc..
Trocar de cabine não é algo tão simples e nem rápido, por isso, evite conflitos e procure aceitar as diferenças.

Sua cabine é o seu cantinho, e decorar este ambiente com suas fotos e seus pertences é algo que lhe trará mais conforto e te fará se sentir em casa.
Admiro muito quando vejo uma cabine com uma bandeira do Brasil, nos faz lembrar de onde somos e quem nós somos. Decore do seu jeito.
O importante é que não se sinta apenas acomodado, mas que possa se sentir em seu mais novo lar.
A cura para qualquer coisa é água salgada:
Suor, Lágrimas ou o Mar. 
(Isak Dinesen)

© Diário de Bordo - Tripulantes.  All rights reserved.
Powered Gustavo Sanches
.

bottom of page